Acabou Chorare – Luiz Galvão | Moraes Moreira

História das Canções

Acabou Chorare - Luiz Galvão e Moraes Moreira

Neste post vamos falar um pouco da história e qual o significado da música Acabou Chorare. Uma canção lançada em 1972 pelo grupo Novos Baianos, composta em parceria entre Luiz Galvão e Moraes Moreira, letra e música, respectivamente.

A História da Canção

Primeiramente, o que disparou a criação do artista foram abelhas que invadiram o apartamento onde Luiz Galvão morava em Botafogo.

Galvão, por sua vez era amigo de João Gilberto, pois ambos eram de Juazeiro, na Bahia. Além disso, eles estavam muito próximos nesta época, pois João estava acompanhando o trabalho do grupo Novos Baianos, indo aos ensaios e dando referências musicais ao grupo, por exemplo.

O Significado de Acabou Chorare

Galvão contou em entrevista como foi a sequência do seu processo criativo:

“Telefonei para João Gilberto contando que estava fazendo uma letra sobre essa relação com a abelhinha. João me disse: ‘Fenomenal! Eu estava falando com o poeta Capinan, e ele lembrava que a abelha beija a flor e faz o mel, e eu gostei e completei: E ainda faz zun-zun.’ Perguntei a João: ‘Posso usar isso?’ E ele aprovou dizendo: ‘Deve’.

Não parou por aí, João contou-me que Bebel, sua filha, quando eles moraram no México, levara uma pancada, e ele, preocupado, acudiu com a aflição de pai nessas horas, mas Bebel reagira corajosamente e, na sua inocência de criança, falava uma língua em formação, acalmando-o: Não, acabou chorare.”

A língua em formação de Bebel era decorrente da turnê internacional de João Gilberto. A passagem por muitos países ia deixando impressões diversas na criança. De tal forma que ela assimilava muitos idiomas, sem ainda ter clareza de qual era sua própria língua.

Num estilo poético muito peculiar, Galvão foi compondo os versos: “Acabou chorare, ficou tudo lindo / de manhã cedinho (…) Talvez pelo buraquinho / Invadiu-me a casa, me acordou na cama / Tomou o meu coração e sentou na minha mão / De manhã cedinho / Abelha, abelhinha / Acabou chorare, faz zunzum pra eu ver / Faz zunzum pra mim.”

Novos Baianos
Os Novos Baianos

Acabou Chorare e os Novos Baianos

Os militares suspeitavam que os integrantes dos Novos Baianos eram terroristas disfarçados de hippies. Obviamente que, por esse motivo, eram perseguidos e viviam sob suspeita.

Por conta disso, o grupo recebeu o termo “acabou chorare” como um chamado à ação. Como se uma criança estivesse aconselhando-os a seguir em frente, apesar da brutalidade da Ditadura.

E essa certeza de que era preciso parar de chorar e seguir adiante nortearia os trabalhos na gravação de Acabou Chorare, disco homônimo dos Novos Baianos lançado em 1972.

 


Letra da Música Acabou Chorare

Acabou chorare, ficou tudo lindo
De manhã cedinho
Tudo cá cá cá, na fé fé fé
No bu bu li li, no bu bu li lindo
No bu bu bolindo
No bu bu bolindo
No bu bu bolindo
Talvez pelo buraquinho
Invadiu-me a casa, me acordou na cama
Tomou o meu coração e sentou na minha mão
Talvez pelo buraquinho
Invadiu-me a casa, me acordou na cama
Tomou o meu coração e sentou na minha mão
Abelha, abelhinha
Acabou chorare, faz zunzum pra eu ver
Faz zunzum pra mim
Abelho, abelhinho escondido faz bonito
Faz zunzum e mel
Faz zum zum e mel
Faz zum zum e mel
Inda de lambuja tem o carneirinho, presente na boca
Acordando toda gente, tão suave mé, que suavemente
Inda de lambuja tem…

Veja no Youtube


Se você curtiu nosso conteúdo, siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.

Deixe um comentário abaixo. Sua participação é muito importante para nós!

Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em Primeiro Lugar.