Neste artigo você confere informações, história e letra da música Sá Marina, de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, grande sucesso de Wilson Simonal.
Sá Marina é uma música composta por Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Este, responsável pela letra, inspirou-se em uma paixão de sua infância. O pianista, por sua vez, buscava criar uma toada moderna, com influência da Bossa Nova e outros ritmos.
A letra narra a aparição da encantadora Sá Marina descendo uma ladeira. Mas a musa inspiradora , na verdade, chamava-se Brasilina e era uma professora de Anta, distrito de Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro. Tibério a conheceu quando tinha 8 anos de idade. E, segundo o próprio, viveu um amor platônico por ela.
Mais de 15 anos depois, lembrou-se de quando Brasilina surgia graciosamente e, assim, começou a letra para a música do parceiro. “Descendo a rua da ladeira, só quem viu que pode contar…” Mas, por soar melhor aos ouvidos, Brasilina foi substituída por Sá Marina.
A música foi lançada pela primeira vez em 1967 pelo conjunto “O Grupo”. Mas ganhou repercussão mesmo no ano seguinte, com a gravação de Wilson Simonal, acompanhado pelo Som Três, (Toninho, Sabá e César Camargo Mariano). A música abre o disco Alegria, Alegria – Volume 2..
Sá Marina se tornou um dos maiores sucessos na carreira de Simonal e um verdadeiro clássico da MPB. Tendo sido interpretada e gravada por muitos outros artistas ao longo dos anos.
Quanto à dupla de compositores, ainda fariam juntos, entre outras músicas: Juliana, Teletema, e BR3, esta que foi a vencedora do “V Festival Internacional da Canção”, de 1970.
Em entrevista, publicada no livro Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, Tibério conta mais curiosidades sobre sua musa inspiradora:
“Interessante é que anos mais tarde, depois que a música fez sucesso, eu fui procurado pelo programa de Flavio Cavalcanti. O programa dele tinha o quadro “Os compositores e suas musas”, daí ele me chamou para falar sobre Sá Marina. Contei que não sabia com precisão onde morava. Sabia apenas que ela havia se mudado para Niterói.
A produção do programa foi atrás de Brasilina. Ela falou que conhecia a música, que tinha adorado tudo que estava sendo falado, mas que não queria ir ao programa, não queria que tirassem fotografias e que nem a filmassem. “Quero que Tiberinho continue a ter a mesma ideia de mim como eu era antigamente. Agora estou velha e não quero que ele me veja assim…”
E fez o povo inteiro chorar…
Ano de Lançamento:
1967.
Gênero:
Híbrido.
Compositores:
Antonio Adolfo (1947- ) e Tibério Gaspar (1943-2017).
Gravações Representativas:
Wilson Simonal; Sergio Mendes; Antonio Adolfo; Leila Pinheiro; Ivete Sangalo.
Descendo a rua da ladeira
Só quem viu que pode contar
Cheirando à flor de laranjeira
Sá Marina vem pra dançar.
De saia branca costumeira
Gira ao Sol que parou pra olhar
Com seu jeitinho tão faceira
Fez o povo inteiro cantar.
Roda pela vida afora
E põe pra fora esta alegria
Dança que amanhece o dia
Pra se cantar
Gira que essa gente aflita
Se agita e segue no seu passo
Mostra toda essa poesia do olhar.
Deixando versos na partida
E só cantigas pra se cantar
Naquela tarde de domingo
Fez o povo inteiro chorar…
Versão de Wilson Simonal.
Versão de Ivete Sangalo.
Acompanhe-nos nas redes sociais.
Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.
Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.
Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!
Nem Vem Que Não Tem - Carlos Imperial Neste artigo você confere informações, história e…
História de Andança - Sucesso de Beth Carvalho Neste artigo você confere informações, história e…
Divino Maravilhoso - Caetano e Gil Neste artigo você confere informações, história e letra da…
As canções que você fez pra mim - Roberto e Erasmo Neste artigo você confere…
Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando) - Geraldo Vandré Neste artigo você…
Se você pensa - Roberto Carlos e Erasmo Carlos Neste artigo você confere informações, história…
This website uses cookies.