Se Todos Fossem Iguais a Você – Vinicius de Moraes e Tom Jobim

Confira abaixo informações e letra da música Se Todos Fossem Iguais a Você, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Se Todos Fossem Iguais a Você

Destaque Histórico

A canção “Se todos fossem iguais a você” faz parte da peça “Orfeu da Conceição”, escrita por Vinícius de Moraes. O musical foi encenado pela primeira vez no Rio de Janeiro em 1956.

Mas antes dessa estreia acontecer, Vinicius precisava de um músico para fazer os arranjos da peça. Sua ideia era contar com Vadico, ex-parceiro de Noel Rosa nos anos 1930. Como ele recusou a oferta, Vinicius seguiu sua caçada. A história mais famosa é que um amigo de Vinicius, o jornalista Lúcio Rangel indicou o jovem maestro Tom Jobim, que tocava piano na noite. Mas Ruy Castro, no livro Chega de Saudade conta que o fato mesmo é que Tom e Vinicius já se conheciam desde 1953, e que uma das pessoas que fizeram campanha para que Vinicius escolhesse Tom para musicar a peça, foi Ronaldo Bôscoli, então cunhado do poeta à época. Então, pode ter sido no Villarino que eles formalizaram o negócio, mas não que Tom e Vinicius se conheceram. De qualquer maneira, ali começava uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira.

Juntos, Vinicius e Tom assinaram mais quatro músicas feitas para o espetáculo, além de “Se todos fossem…”. E o primeiro cantor que teve o privilégio de gravar composições da dupla, foi Roberto Paiva, no mesmo ano de 1956, em um LP especial da peça “Orfeu da Conceição”.

Depois disso foi a vez da magnífica Elizeth Cardoso, no disco Noturno; e de Maysa em disco homônimo, ambas no ano de 1957. Elizeth já era uma cantora reconhecida como “A Divina”, mas Maysa estava no começo da carreira, e talvez mesmo em seu auge. Ela já tinha, inclusive, um programa na TV Record, e isso contribuiu para que a música fosse devidamente popularizada. Tornando-se um grande sucesso comercial.

A partir daí, grandes nomes da MPB gravariam “Se Todos Fossem…” sempre com a pompa e as circunstâncias que a canção merece. E a consagração da dupla Tom e Vinicius estava só começando.

Ano de Lançamento:
1956.

Gênero:
Canção.

Compositores:
Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994).

Gravações Representativas:
Elizeth Cardoso; Sylvia Telles; Maysa; Tom Jobim; Wilson Simonal; Maria Bethânia; Elis Regina; Agostinho dos Santos; Maria Creuza, Toquinho & Vinícius de Moraes; Baden Powell; Maysa; Gal Costa.

Letra de Se Todos Fossem Iguais a Você.

Vai tua vida
Teu caminho é de paz e amor
A tua vida é uma linda canção de amor
Abre os teus braços e canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz.

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o Sol
Como a flor
Como a luz.

Amar sem mentir
Nem sofrer
Existiria verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você…

Para Ouvir:

Versão de Maysa.


Versão de Vinicius, Toquinho e Maria Creuza


Abaixo, a capa de alguns dos discos que incluem “Se Todos Fossem Iguais a Você”.

Inscreva-se também em nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Acompanhe-nos nas redes sociais. Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.

Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.

Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!