TOP 7 MPB – Músicas Românticas
Neste post vamos listar as 7 músicas mais românticas da história da música popular brasileira.
Lembrando que este conteúdo foi publicado em nosso canal no Youtube. Você pode assistir ao vídeo clicando na imagem abaixo, ou ler o texto na íntegra aqui no blog.
7 MÚSICAS ROMÂNTICAS DA MPB
CANTADA OU DEPOIS DE TER VOCÊ
Vamos começar com Adriana Calcanhotto e sua “Cantada” que é fulminante até mesmo em corações mais calejados pelas flechas do cupido. Ela já começa irresistivelmente xavequeira: “Depois de ter você, pra quê querer saber que horas são? / Se é noite ou faz calor, se estamos no verão. / Se o sol virá ou não, ou pra quê é que serve uma canção como essa?” Imagina você ouvindo uma coisa dessas do seu amor!? É pra se derreter por inteiro!
E a Adriana conta que ela mostra suas novas composições para a Maria Bethânia, e diz que a Bethânia quando ouviu essa música, perguntou: como chama? – Cantada! – Não senhora, chama “Depois de ter você” e eu vou gravar primeiro.
Perceba a força poética desta canção que fez a Bethânia “roubar” a música da amiga! Bethânia gravou em 2001 e, depois, a Adriana também gravou e tem um vídeo maravilhoso no Youtube com as duas cantando juntas.
FUTUROS AMANTES
Chico Buarque conta que ele passou muito tempo estudando as composições do Vinicius de Moraes pra tentar fazer algo nesse estilo romântico, clássico. Porque o que era natural em Vinicius, essa entrega à paixão, essa impetuosidade sentimental, não faz parte da personalidade do Chico Buarque nem do seu repertório. Que apesar de ter músicas lindas nesse sentido, não definem o Chico compositor.
Tanto que, em Futuros Amantes, que é de 1993, e uma das mais românticas de sempre, em nossa opinião, Chico se declara bem ao seu estilo. Reservado e muito criativo, imaginando uma situação futura pra fazer a sua declaração de amor.
De um amor que talvez nem tenha se realizado, mas é amor na essência e não tem pressa de acontecer, porque assim vai durar pra sempre, vai estar sempre pelos ares: Amores serão sempre amáveis. Ele diz: “Futuros amantes, quiçá. Se amarão sem saber com o amor que eu um dia deixei pra você”.
VOCÊ
Tim Maia vivia intensamente seus amores e suas dores, suas paixões e suas frustrações. Apesar de ser todo doidão, era um romântico incorrigível. Em diversas músicas ele abre seu coração e, ou faz uma declaração aberta, ou revela alguma desilusão.
Em Você, ele diz: “Você É algo assim / É tudo pra mim / É como eu sonhava, baby / (…) Sou feliz agora, não vá embora, não.” Essa música nós conhecemos consagrada na voz do Tim que lançou em 1971, mas ele já tinha sido composto anos antes, e o primeiro a gravar foi o Eduardo Araújo, em 1969.
“Você” é um clássico do nosso cancioneiro romântico porque revela toda a fragilidade, toda a carência e angústia de quem é tomado por uma paixão e escancara essa dependência emocional a quem ama. Enfim, a música é bonita mas não é aconselhável agir como essa personagem que o Tim criou.
UM AMOR PURO
Djavan lançou “Um Amor Puro” em alto estilo, num disco ao vivo em 1999, completando 25 anos de carreira. E são 2 CDs na verdade, né? Djavan que é um compositor que tem muitas músicas românticas, é ótimo pra ambientar um cenário de velas e rosas. E mesmo que ele seja, em muitas vezes, um tanto quanto indecifrável, em “Amor Puro” Djavan vai direto ao ponto: “Quero mais que tudo te amar sem limites / E viver uma grande história”.
É tudo o que uma pessoa apaixonada quer ouvir. O cantor é bastante discreto e reservado em relação à sua vida pessoal – não se ouve falar das relações afetivas do Djavan na mídia. E talvez isso seja um dos segredos pra ele criar uma declaração de amor, fabulosa como essa.
E em outro trecho ele diz: “Aqui ou noutro lugar / Que pode ser feio ou bonito / Se nós estivermos juntos / Haverá um céu azul.” Olha o poder transformador do amor. De “Um amor Puro” que ainda nem sabe a força que tem.
CARINHOSO
“Ah! Se tu soubesses como sou tão carinhoso/ E muito e muito que te quero. / E como é sincero o meu amor eu sei que tu não fugirias mais de mim…” Este samba-choro poderia entrar em outras listas, por exemplo, as maiores músicas brasileiras de todos os tempos. Como de fato ela foi escolhida, em um concurso da TV Globo anos atrás.
Porque ela é simplesmente belíssima. A melodia é de Pixinguinha, que já tinha feito em 1916/17. Foram vinte anos pra ela ganhar uma letra de Braguinha, tipo de compositor que não era um romântico, propriamente. Muitos de seus grandes sucessos foram marchinhas de Carnaval ou músicas mais animadas. Mas ele era bastante eclético e, ao ouvir o choro do Pixinguinha, foi sensível e escreveu versos inspiradíssimos que, na nossa opinião, fazem de Carinhoso uma das maiores músicas românticas de todos os tempos!
COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ
Um dos maiores sucessos da carreira de Roberto Carlos, o Rei lançou “Como é grande meu amor por você” no disco Roberto Carlos em ritmo de aventura, em 1967. No momento ele ainda não havia, definitivamente, investido na sua fase romântica, mas já deixava clara a sua inclinação para o romantismo.
E imagina o tamanho desse amor, que deixa um letrista aflito, sem conseguir encontrar as palavras certas para dizer como é grande o seu amor. Então, ele deixa claro que ele tem o amor maior do mundo. Olha que pretensão! Em determinado trecho ele afirma: “Nem mesmo o céu nem as estrelas / Nem mesmo o mar e o infinito / Nada é maior que o meu amor / Nem mais bonito”.
Indiscutivelmente uma das músicas mais românticas da história da humanidade. Quem está vivendo uma paixão arrebatadora e quer dedicar a alguém uma música que expresse todas as suas emoções e a grandeza de seus sentimentos, deve aproveitar os versos e a melodia de “Como é Grande o meu amor por você”.
EU SEI QUE VOU TE AMAR
Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim fizeram, juntos e também separados, muitas das melhores músicas românticas de todo o sempre do universo. Daria pra fazer um conteúdo só com músicas deles, e daria também pra incluir neste artigo a música “EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ”, que fica como menção honrosa, onde o poetinha diz: “Assim como viver sem ter amor não é viver / Não há você sem mim e eu não existo sem você”.
Mas só mesmo para não repetir artistas nesta seleção, escolhemos “Eu sei que vou te amar” para representar a dupla. Ela foi gravada pela primeira vez em 1959, pela cantora Elza Laranjeiras. E a partir do mesmo ano seria regravada inúmeras vezes. “Eu sei que vou te amar” representa o máximo que pode haver em excelência numa canção romântica. Porque tem uma declaração direta, incisiva: “Eu sei que vou te amar / Por toda a minha vida eu vou te amar / Em cada despedida eu vou te amar / Desesperadamente, eu sei que vou te amar”.
Ao mesmo tempo tem a inquietude de quem se sabe refém de um amor desmedido, que é mais forte que a pessoa. De alguém que sabe que é também inevitável sofrer quando ama, porque a vida muitas vezes impõe ausências e esperas. Mas essa convicção apaixonada de alguém que diz eu sei que vou te amar por toda a minha vida é arrebatadora.
OUTRAS MÚSICAS ROMÂNTICAS
Infelizmente, ao escolhermos apenas 7 músicas, deixamos de fora muitas outras, como por exemplo: A Estrada, Ai, ai, ai, Alma Gêmea, Ando Meio Desligado, Aonde Quer Que eu Vá, Chega de Saudade. Dueto, Equalize, Êxtase. Falando de amor, Fanatismo, Luz dos Olhos, Luz, Raio, Estrela e Luar. Mania de você, Me sinto tão seu, O meu sangue ferve por você, Ouvi dizer. Pela luz dos olhos teus, Por você, Porque eu te amo, Seu Olhar, Eu te amo, Sintomas de Saudade. Só hoje, Só tinha de ser com você, Todas Elas Juntas, Todo amor que houver nesta vida. Último Romance, Velha Infância, Vitoriosa, Você é linda, Você me bagunça, Amor I Love you e tantas outras…
E pra compensar deixamos uma playlist pra você ouvir no Spotify com todas essas honrosamente mencionadas!
Espero que você tenha gostado. Deixe um comentário de outras músicas românticas que você gosta, que mexe com seu coração.
Acompanhe-nos nas redes sociais.
Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.
Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.
Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!