Tributo A Martin Luther King – Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli

Neste artigo você confere informações, história e letra da música Tributo A Martin Luther King, de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli.

Tributo A Martin Luther King - Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli

Um pouco da História de Tributo A Martin Luther King

Tributo a Martin Luther King foi composta em parceria entre Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli. Em algum momento na virada de 1966 para 67, nos bastidores do show “Mugnífico Simonal”. Bôscoli e Luís Carlos Miele eram os produtores do espetáculo. Coube a César Camargo Mariano, do grupo Som Três, que acompanhava Simonal nos shows, preparar o arranjo da música.

Show em Si… Monal

Simonal estava vivendo um excelente momento em sua carreira. Bem próximo do auge. Cada vez mais popular, graças a seu talento como cantor e comunicador, ele também apresentava programas musicais na televisão. Em 1965 comandou o Spotlight, da TV Tupi. No ano seguinte, foi contratado pela TV Record (a maior rede da época) e ganhou uma atração semanal pra chamar de sua: “Show em Si… Monal”.

Bem, Tributo a Martin Luther King foi gravada em fevereiro de 1967, mas a ditadura censurou. Em março, Simonal foi convidado a se apresentar no Prêmio Roquette Pinto, exibido pela própria TV Record. Desobedecendo a determinação dos militares, ele cantou a música após um emocionante discurso:

“Eu compus uma música de parceria com meu amigo Ronaldo Bôscoli e intitulei Tributo a Martin Luther King. Martin Luther King é um negro norte-americano. O mérito maior de Martin Luther King é lutar cada vez mais pelos direitos das raças. Essa música, eu peço permissão a vocês, porque eu dediquei ao meu filho, esperando que no futuro ele não encontre nunca aqueles problemas que eu encontrei. E tenho às vezes encontrado, apesar de me chamar Wilson Simonal de Castro.”

Tributo a Martin Luther King no Show em Simonal

A música finalmente foi liberada em junho, e lançada em disco compacto que vendeu muito bem. Mas seu principal registro histórico ocorreu no espetáculo Show em Simonal, no Teatro Paramount, em São Paulo (SP), também no mês de junho.

O biógrafo do cantor, Ricardo Alexandre, conta que Simonal chorou compulsivamente no camarim após cantar Tributo a Martin Luther King. Emoção mais que justificada, pois o show era em comemoração ao aniversário de seu programa na TV. Além disso, nessa ocasião, os fãs já conheciam a letra, e cantaram em coro com ele. Foi o primeiro e único álbum gravado ao vivo do cantor.

Cabe ainda dizer que Martin Luther King, o ativista estadunidense que lutava pelos direitos civis dos negros, seria assassinado meses depois, em abril de 1968.

O Legado de Tributo a Martin Luther King

Considerada uma música pioneira do orgulho negro, Tributo a Martin Luther King foi gravada por muitos artistas. Mas destacamos a interpretação de Elza Soares (1970) e a de Wilson Simoninha (2002), que tinha 3 anos de idade na época em que seu pai lançou a música.

Em 2009, Fabricio Boliveira, Leonardo Domingues e Roberto Berliner dirigiram o clipe Tributo a Martin Luther King. Que contou com a participação de Simoninha e de outros artistas negros. Um belíssimo trabalho que você pode conferir logo abaixo.

Informações Gerais

Ano de Lançamento:
1967.

Gênero:
Soul.

Compositores:
Wilson Simonal (1939-2000) e Ronaldo Bôscoli (1928-1994)

Gravações Representativas:
Wilson Simonal; Elza Soares; Wilson Simoninha.

Disco Show em Simonal com a faixa Tributo a Martin Luther King


 

Letra de Tributo A Martin Luther King

Sim, sou um negro de cor
Meu irmão de minha cor
O que te peço é luta sim
Luta mais!
Que a luta está no fim…

Cada negro que for
Mais um negro virá
Para lutar
Com sangue ou não
Com uma canção
Também se luta irmão
Ouvir minha voz
Oh Yes!
Lutar por nós…

Luta negra demais
É lutar pela paz
Luta negra demais
Para sermos iguais.

 


 

Para Ouvir:

Versão de Wilson Simonal na TV Record.

 

Versão de Elza Soares.

 

Clipe de Tributo a Martins Luther King (2019).

 


 

 


 

Acompanhe-nos nas redes sociais.

Canto da MPB Instagram

Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.

Canto da MPB Facebook


Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.


Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!