As Melhores Músicas de Gal Costa

Neste post vamos listar as 15 melhores músicas de Gal Costa. Uma das maiores cantores brasileiras de todos os tempos, que marcou história com sua voz única e sua forte presença de palco.

As melhores de Gal Costa

Gal Costa

Nascida em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia, Gal Costa despontou no cenário musical no final dos anos 1960. Dona de uma voz belíssima, ela foi cada vez mais aprimorando seu estilo como artista.

A cantora participou do Tropicalismo, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e companhia. E enfrentou uma barra pesada quando os parceiros foram exilados do Brasil. Mas ela soube se reinventar e se transformou em uma verdadeira musa no início da década de 1970.

 

Confira artigo Quem é Gal Costa na MPB

 

De lá pra cá foram inúmeros sucessos, algumas polêmicas, mas, principalmente, Gal se consolidou como uma das maiores divas da MPB. Para muitos, a maior cantora brasileira de todos os tempos.

Versátil e eclética, Gal gravou vários compositores. Pares de sua geração, músicos mais novos ou grandes nomes do passado. Ainda assim, Caetano Veloso é seu principal compositor e, acho que também podemos dizer, sua grande referência.

As Melhores Músicas de Gal Costa

Escolher apenas 15 músicas para representar toda a carreira de Gal, não é tarefa fácil. Por isso, na playlist do Spotify, vamos disponibilizar 30 músicas.

Na sequência, você confere o melhor de Gal Costa , na opinião do Canto da MPB.

Vamos à lista:

  • Divino Maravilhoso;
  • Baby;
  • Sua Estupidez;
  • Vapor Barato;
  • Volta;
  • Só Louco;
  • Meu nome é Gal;
  • Meu bem, meu mal;
  • Festa do Interior;
  • Vaca Profana;
  • Chuva de Prata;
  • Aquele Frevo Axé;
  • Camisa Amarela;
  • Barato Total;
  • Folhetim.

Confira o melhor de Gal Costa no Spotify:

Open in Spotify


As Melhores Músicas de Gal Costa

 

Divino Maravilhoso – 1969 (Caetano Veloso)

Atenção ao dobrar uma esquina / Uma alegria, atenção menina / Você vem? / Quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes / Pra este sol, para esta escuridão…


Baby –  1969 (Caetano Veloso)

Você precisa saber da piscina / Da margarina, da Carolina, da gasolina / Você precisa saber de mim / Baby, baby, eu sei que é assim…


Meu nome é Gal – 1969 (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Meu nome é Gal / E desejo me corresponder / Com um rapaz que seja o tal / Meu nome é Gal / E não faz mal / Que ele não seja branco, não tenha “cultura” / De qualquer altura, eu amo igual / Meu nome é Gal…


Sua Estupidez – 1971 (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Meu bem, meu bem / Você tem que acreditar em mim / Ninguém pode destruir assim um grande amor / Não dê ouvidos à maldade alheia e creia / Sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo…


Melhores músicas de Gal Costa - Canto da MPB

Vapor Barato – Jards Macalé e Waly Salomão (1971)

Oh, sim, eu estou tão cansado / Mas não pra dizer / Que eu não acredito mais em você / Com minhas calças vermelhas / Meu casaco de general / Cheio de anéis / Vou descendo por todas as ruas / E vou tomar aquele velho navio…


Volta – 1973 (Lupicínio Rodrigues)

Quantas noites não durmo / A rolar-me na cama / A sentir tantas coisas / Que a gente não pode explicar / Quando ama? / O calor das cobertas / Não me aquece direito / Não há nada no mundo
Que possa afastar / Esse frio do meu peito / Volta…


Barato Total – 1974 (Gilberto Gil)

Quando a gente tá contente / Tanto faz o quente / Tanto faz o frio / Tanto faz / Que eu me esqueça do meu compromisso / Com isso e aquilo / Que aconteceu dez minutos atrás…


Só Louco – 1976 (Dorival Caymmi)

Só louco / Amou como eu amei / Só louco / Quis o bem que eu quis / Ah! Insensato coração / Porque me fizeste sofrer / Porquê de amor para entender / É preciso amar, porque…


Folhetim – 1978 (Chico Buarque)

Se acaso me quiseres / Sou dessas mulheres que só dizem sim / Por uma coisa à toa / Uma noitada boa / Um cinema, um botequim…


Camisa Amarela – 1980 (Ary Barroso)

Encontrei o meu pedaço na avenida / De camisa amarela / Cantando a Florisbela / A Florisbela / Convidei-o a voltar pra casa em minha companhia / Exibiu-me um sorriso de ironia / E desapareceu no turbilhão da galeria…


Meu bem, meu mal – 1981 (Caetano Veloso)

Você é meu caminho / Meu vinho / Meu vício / Desde o inicio / Estava você… / Meu bálsamo benigno / Meu signo / Meu guru / Porto seguro / Onde eu voltei….


Festa do Interior – 1981 (Moraes Moreira e Abel Silva)

Fagulhas, pontas de agulhas / Brilham estrelas de São João / Babados, xotes e xaxados / Segura as pontas, meu coração / Bombas na guerra-magia / Ninguém matava, ninguém morria…


Vaca Profana – 1984 (Caetano Veloso)

Respeito muito minhas lágrimas / Mas ainda mais minha risada / Escrevo, assim, minhas palavras / Na voz de uma mulher sagrada / Vaca profana, põe teus cornos / Pra fora e acima da manada…


Chuva de Prata – 1984 (Ronaldo Bastos e Ed Wilson)

Se tem luar no céu / Retira o véu e faz chover sobre o nosso amor / Chuva de prata que cai sem parar / Quase me mata de tanto esperar / Um beijo molhado de luz / Sela o nosso amor…


Aquele Frevo Axé – Caetano Veloso e Cézar Mendes (1998)

Que fazer? / Meu pensamento está preso àquele carnaval / Volto a pisar este chão / Enceno um drama banal / Tento refazer a trama / Mas o desfecho é igual / E você? / Será que canta calada aquele frevo axé…


Melhores Musicas de Gal Costa


30 músicas de Gal Costa

Essa foi nossa seleção com as melhores da Gal. Esperamos que tenha gostado.

Lembrando que foram 15 músicas escolhidas para o post, mas você pode conferir 30 músicas de Gal Costa na playlist que criamos no Spotify. Aproveite!

 



 

Acompanhe-nos nas redes sociais.

Canto da MPB Instagram

Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.

Canto da MPB Facebook


Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.


Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!