As canções que você fez pra mim – Roberto e Erasmo
Neste artigo você confere informações, história e letra da música As canções que você fez pra mim, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Um pouco da história de As canções que você fez pra mim
‘As canções que você fez pra mim’ é uma música feita por Roberto e Erasmo, em 1968. Ela foi um dos maiores sucessos do disco ‘O inimitável’, que foi o primeiro álbum lançado por Roberto Carlos após a sua saída do programa Jovem Guarda, da TV Record.
Ao lado dela, outras músicas também ganharam destaque no disco, como: Ciúme de Você, de Luiz Ayrão, e Se Você Pensa; É Meu, É Meu, É Meu; e Eu te Amo, te Amo, te Amo; todas essas de Roberto e Erasmo.
Dedé e Martinha
Segundo contam, a música foi inspirada na história de amor de Dedé Marquez e Martinha. Ele, baterista e percussionista na banda de Roberto desde 1963; ela, cantora e compositora que entrou pra Jovem Guarda em 1966.
O casal chegou ao noivado, apesar da desaprovação da mãe dela, dona Ruth, viúva que desejava um pretendente melhor para a filha. Queijinho de Minas, apelido que Martinha ganhara do Rei, estava mesmo apaixonada e compôs algumas músicas para Dedé.
Porém, a relação chegou mesmo ao fim, e Roberto presenciou o sofrimento de Dedé, que chorava pela ausência da amada. Foi daí que, em homenagem ao amigo, deu início à letra: “hoje eu ouço as canções que você fez pra mim…”.
Maria Bethânia
Anos depois, em 1993, Maria Bethânia foi convidada pela gravadora Philips a gravar um álbum somente com composições de Roberto e Erasmo. Ela própria escolheu o repertório e Fera Ferida foi a faixa de maior repercussão do disco, intitulado com sua música de abertura As Canções que Você Fez pra Mim. Com mais de um milhão de cópias vendidos, foi o maior sucesso comercial da cantora, superando ‘Álibi’, de 1978.
Informações Gerais
Ano de Lançamento:
1968.
Gênero:
Canção Romântica.
Compositores:
Roberto Carlos (1941- ) e Erasmo Carlos (1941-2022)
Gravações Representativas:
Roberto Carlos; Maria Bethânia.
Letra de As Canções Que Você Fez Pra Mim
Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim
Não sei por que razão tudo mudou assim
Ficaram as canções, e você não ficou.
Esqueceu de tanta coisa que um dia me falou
Tanta coisa que somente entre nós dois ficou
Eu acho que você já nem se lembra mais.
É tão difícil
Olhar o mundo e ver o que ainda existe
Pois sem você meu mundo é diferente
Minha alegria é triste.
Você disse tantas vezes que me amava tanto
Tantas vezes eu enxuguei o seu pranto
Agora eu choro só, sem ter você aqui.
Para Ouvir:
Versão de Roberto Carlos.
Versão de Maria Bethânia.
Roberto Carlos e Maria Bethânia – Especial de Natal 1993
Acompanhe-nos nas redes sociais.
Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.
Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.
Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!