Quem é Chico Buarque – Quem é Quem na MPB

Neste post vamos tentar responder a seguinte pergunta: quem é Chico Buarque na MPB?

Quem é Chico Buarque

Quem é Chico Buarque

Podemos começar, primeiramente, dizendo que Chico Buarque é uma espécie de elo entre passado e presente na nossa música. No início da carreira ele colaborou na atualização temática da Bossa Nova, mas apresentando traços de composição do Noel Rosa, um dos fundadores da música popular brasileira nos anos 1930. Mas claro que a exaltação ao seu nome também se fez crescer ao longo dos anos por outras razões.

Raízes Buarqueanas

Chico nasceu em 1944 no Rio de Janeiro, então capital federal e também berço da nossa tradição de música popular. Ele morou por um tempo em Roma, na Itália e, de volta ao Brasil, se firmou em São Paulo. Ou seja, um homem, branco, bonito, hetero, proveniente de boa família e sempre habitando grandes centros. Não há necessidade de Chico implodir estruturas. Por tudo isso, talvez, Chico Buarque nunca tenha se interessado por fazer parte de movimentos de vanguarda, como foi o Tropicalismo, por exemplo.

Entretanto, sua fértil imaginação e sua imensa sensibilidade sempre estiveram a serviço de sua consciência social. Isso fez com que Chico se alinhasse a uma vertente popular-nacionalista de esquerda. Não à toa, logo nas primeiras músicas já temos, em Pedro Pedreiro, um trabalhador amargurado esperando um trem que nunca chega. Ou mesmo a afirmação que tem mais samba no homem que trabalha e no som que vem da rua!

Principais Inspirações

Em Chico, a maneira de fazer arte é mais o aprimoramento do que já está estabelecido como excelente, até pra ele mesmo. Ou seja, Chico Buarque gostava de ouvir grandes mestres do samba, bossa nova etc…  Quando chega a vez dele, ele faz tudo isso de um modo excepcional. Graças a sua capacidade de apreender características de tais gêneros e então criar suas composições dentro dos respectivos estilos. Ele sabe se metamorfosear como poucos.

Tanto é que ele chegou a declarar, ainda jovem, que sua intenção era cantar como João Gilberto, fazer música como Tom Jobim e letra como Vinicius de Moraes. De certa forma ele será fiel a esse escopo por toda sua trajetória. E algo que nos deixa convencidos disso é a música Tua Cantiga  que abre o disco Caravanas, de 2017.

 

Quem é Chico Buarque

A Criação de uma Imagem

Quando Chico Buarque estoura nacionalmente com “A Banda”, vencendo o Festival da Record de 1966, era como se fosse um garoto precoce que já compreendesse o que se passa em corações maduros e nostálgicos. De saída ele foi considerado o sucessor musical de Noel Rosa.

E se a Bossa Nova e depois a Jovem Guarda arrebataram os jovens primeiro, Chico Buarque, de imediato, se tornou “unanimidade nacional”, como definiu Millôr Fernandes. Porque Chico não escandalizava ninguém, encantava a todos com sua voz serena, seu lirismo poético, seus traços e olhos azuis. Daí a facilidade com que colaram nele a pinta de bom moço, lindo e tímido.

A partir disso, o cantor vai suar a camisa pra se descolar dessa imagem. A música Roda Viva já é uma tentativa, e a peça teatral de mesmo nome, seria o momento culminante dessa tentativa. Mas é mesmo no disco Construção, de 1971, depois de voltar de um autoexílio na Itália, que Chico chama atenção por apresentar um tom criticamente mais amargo e incisivo em suas letras.

Chico Buarque e a Ditadura

No início dos anos 1970 o Brasil vive o período mais violento de repressão da ditadura. E por ser um dos mais destacados artistas brasileiros e crítico ao regime, ele então se torna um símbolo de resistência, de artista engajado e de compositor de canções de protesto. “Apesar de Você” é uma bofetada nos militares e um verdadeiro hino à liberdade.

Por essa razão, Chico terá muitas músicas censuradas. E ao perceber a má vontade dos censores para com seu trabalho, ele cria o pseudônimo Julinho de Adelaide e consegue a aprovação das músicas “Acorda Amor”, “Fio Maravilha” e “Milagre Brasileiro” que, assinadas com seu nome, certamente seriam proibidas. Chico fez de Julinho de Adelaide uma verdadeira persona, que chegou até a dar entrevista em jornal. Quando a farsa foi descoberta, passaram a pedir o documento de identidade para registros.

Chico Buarque e Marieta Severo
Chico e Marieta Severo. 33 anos de casamento.

Um Escritor-músico

A maior crítica que Chico vai ouvir durante a vida é que não sabe cantar. Obviamente que, mesmo se não tivesse feito a opção de “seguir” João Gilberto, sua voz também nunca seria a de um Milton Nascimento. Ainda assim, dizer que Chico canta mal talvez seja má vontade. Todavia, seu ponto forte é mesmo a escrita.

Chico Buarque é, acima de tudo, um músico-escritor na MPB. Por isso é tão bom cronista, em “Acorda Amor”, “Cotidiano”, “Construção”, por exemplo. Também por isso cria tantos personagens como Pedro Pedreiro, Juca, Carolina, Januária, Geni, Lili Braun, entre outros. Além do famigerado “eu lírico” feminino, em narrativas que dariam filme, como em “Atrás da Porta”, “Anos Dourados”, “Olhos nos Olhos, “Meu Guri” etc..

Em 1999, a revista “Isto É” realizou uma votação que consagrou Chico Buarque o maior músico brasileiro do Século XX. Certamente que, a depender da época, outros nomes podem encabeçar a lista em novas enquetes. O fato, porém, é que Francisco Buarque de Hollanda estará sempre presente no seletíssimo grupo de elegíveis a tal posto.

Algumas das Principais Obras de Chico Buarque

Além do já citado disco Construção, outros álbuns de sua carreira também se tornaram clássicos:

  • Quando o Carnaval Chegar (1972).
  • Meus Caros Amigos (1974).
  • Chico Buarque (1978).
  • Vida (1980).
  • Almanaque (1981).
  • Paratodos (1993).

Quem é Quem na MPB tem por finalidade demonstrar, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.

Mas para conhecer toda a história da nossa música em mais detalhes, é preciso recorrer a livros. Aqui indicamos alguns links de obras disponíveis para conhecer mais Vida e Obra de Chico Buarque.

Tantas Palavras >   Histórias de Canções >


Se você curtiu nosso conteúdo, siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.


Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!

3 Replies to “Quem é Chico Buarque”

  1. Amo o Chico. Somos da mesma idade. Politicamente me identifico com ele. Ele sim é o meu MITO

  2. Adoro chico buarque
    Pelovseuvtrabalhobmisicalve escritor. Por acaso vcs tem uma foto com chico e marieta e filhaxluisa,emb82 com renato aragao no espetáculo saltinbanco

Comments are closed.