Músicas de Autoajuda – TOP 7 MPB
Neste post listamos 7 músicas no melhor estilo autoajuda. Você também pode assistir a este conteúdo em nosso canal do Youtube, clicando na imagem abaixo.
O que seriam músicas de autoajuda?
Músicas que fazem você refletir, que sugerem mudanças de postura, de comportamento, que trazem ensinamentos morais, enfim, que são feitas com o objetivo de inspirar as pessoas positivamente para que elas transformem suas vidas.
7 Músicas de Autoajuda
1 – AZUL DA COR DA MAR
Em 1970 o Tim Maia estava em crise na sua carreira. As coisas estavam demorando a acontecer pra ele. Além desta frustração, ele tinha que lidar com uma dor de cotovelo por ver seu amigo de infância, Roberto Carlos, fazendo tanto sucesso. E ao mesmo tempo sabendo que ele era muito mais cantor que Roberto.
Daí num momento de amargura ele concluiu que “na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri”. Mas, se ficasse nisso, não adiantaria nada e imediatamente ele chegou a uma outra conclusão: quem sofre sempre tem que procurar razão para viver.
E finalmente ele se iluminou e lançou a sua sugestão: Você precisa ver na vida algum motivo pra sonhar, ter um sonho todo azul. Azul da cor do mar! Você pode dizer, nossa, que piegas. Mas o fato é que depois de Azul da Cor do Mar a carreira de Tim Maia deslanchou e atualmente ele é considerado por muitos especialistas como a grande voz masculina da música brasileira.
Confira neste link as melhores músicas de Tim Maia.
2 – LUA DE CRISTAL
Lua de Cristal é uma música composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas, especialmente pro filme da Xuxa, de mesmo nome, Lua de Cristal, lançado em 1990.
Quem viveu essa época, inevitavelmente canta Lua de Cristal com todo o coração. E é uma baita música de autoajuda, porque está em consonância com as maiores referências de terapias comportamentais.
Primeiro que a música diz que tudo pode ser, o sonho sempre vem pra quem sonhar, mas, não adianta só ficar sonhando porque tudo o que você fizer tem que fazer melhor do que já fez, tem que ir buscar a sorte e ser feliz! Você deve acreditar em Deus, e pedir a Ele coragem e força pra lutar, porque não é fácil não.
Ah, mas você diz, eu não acredito em Deus, muito bem, tem pra você também: Lua de Cristal praticamente simboliza o Universo na canção e basta você pedir pra se tornar uma estrela porque você já sabe brilhar. Música que te enche de autoconfiança, que diz que somos invencíveis.
Enfim. Ouvindo essa música, no mínimo, dá pra dançar a valer, liberar bastante dopamina, seretonina e se encher de felicidade.
3 – TREM BALA
Uma das mais recentes músicas de Autoajuda, Trem Bala da Ana Vilela foi lançada em 2016, viralizou na internet e basicamente dá uma serenizada nos ânimos, porque não é só sair loucamente sonhando, é preciso saber sonhar!
Porque realizar um sonho não se trata de chegar no topo do mundo e saber que venceu, se trata de escalar e sentir que o caminho te fortaleceu. E em certo momento ela diz: A gente não pode ter tudo. Qual seria a graça do mundo se fosse assim?.
Trem Bala nos ensina a valorizar as pequenas coisas, pequenas conquintas, as alegrias corriqueiras, dançar na chuva, ter amigos, segurar um filho no colo, abraçar seus pais enquanto eles ainda estão vivos, afinal de contas, a vida é trem-bala e somos apenas passageiro prestes a partir.
4 – FELICIDADE
Marcelo Jeneci lançou Felicidade em 2010, foi a música que projetou seu nome nacionalmente e também é um clássico de autoajuda. Porque mesmo que você tenha seus sonhos e queria alcançá-los, Marcelo Jeneci faz um alerta importante: você não será feliz todos os dias. Hhaverá dias que você vai se sentir desanimado e vai deixar passar sem ver a luz. Mas, ele alerta: os dias vão pra nunca mais.
E por isso, ele aconselha: É melhor viver, meu bem! Pois há um lugar em que o sol brilha pra você. E sabendo que você poderia dizer que tem vez que as coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar.
Ele nos encoraja dizendo: Nessa hora, fique firme pois tudo isso logo vai passar! Enfim, o clipe da música é muito bonito, gravado numa cidade de interior, rodeado de pessoas anônimas, humildes, e colabora pra valorizar a simplicidade, como por exemplo, ao dançar na chuva, quando a chuva vem.
5 – COMO UMA ONDA
Lulu Santos e Nelson Motta criaram Como Uma Onda em 1983 e já começaram alertando: Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Importante lição pra quem fica se apegando ao passado. Seja por razões positivas ou negativas.
Além disso, ele situa a pessoa que está olhando só pro seu próprio umbigo: tudo muda o tempo todo no mundo! E em seguida vem a lição: Não adianta fugir nem mentir pra si mesmo agora. O que temos aqui é um convite ao autoconhecimento, a uma atitude de honestidade consigo mesmo, com nossos sentimentos, com nossos anseios, nossas vontades.
Há tanta vida lá fora, aqui dentro sempre: como uma onda no mar. Ou seja, é preciso se abrir e permitir que as coisas venham, as experiências, os sentimentos, as relações. Mas também é importante saber deixar ir, desapegar. Porque a vida vem em ondas como um mar.
6 – É PRECISO SABER VIVER
Inspirados na canção It’s Over, de Elvis Presley, Roberto e Erasmo compuseram É Preciso Saber Viver em 1974, mas talvez você conheça a versão dos Titãs que é de 98. O fato é que o Rei e o Tremendão deram a dica que é preciso saber viver.
Mas daí você se pergunta: o que eu preciso saber para saber viver? E eles reforçam alguns pontos: Primeiro, não espere que a vida seja feita de ilusão. Segundo, retire as pedras que surgirem no caminho. Tome cuidado pra não sofrer depois com suas atitudes, fique atento aos espinhos de uma rosa que podem te arranhar; E reflita bem ao fazer suas escolhas, porque se o bem e o mal existem, é você quem escolhe qual deles seguir.
Em suma, eles não dizem que viver é fácil, que basta sonhar pra tudo dar certo, nada disso. Apenas dão um toque pra que você viva, pra que você tenha mais consciência das suas atitudes.
Saiba mais sobre a parceria e as músicas de Roberto e Erasmo.
7 – TENTE OUTRA VEZ (A melhor em Autoajuda)
E pra fechar nosso posto de músicas de autoajuda, Raul Seixas com Tente Outra Vez, lançada em 1975. A música mais motivacional que existe. Raulzito nesta música joga nossa moral lá em cima e nos convida a não desistir. É preciso ter fé na vida e tentar quantas vezes forem necessárias pra conseguir o que você se deseja.
Raul fortalece a nossa autoestima, a nossa autoconfiança, dizendo que temos 2 pés para cruzar a ponte e por isso não podemos desistir! Além disso, ele faz um alerta, você precisa seguir em frente porque se você parar, a sua cabeça não vai aguentar, isso quer dizer que consequentemente virão as sensações negativas de cansaço, fracasso, incapacidade.
Pra combater tudo isso, queira, Raul diz que basta ser sincero e desejar profundo que você será capaz de sacudir o mundo. Defina o que você quer, trace seus objetivos e tente muitas e muitas vezes, e nunca diga que a vitória está perdida porque é de batalhas que se vive a vida!
TOP 7 MPB – Autoajuda através da Música Brasileira
E assim encerramos este Top 7 MPB com uma seleção de Músicas de Autoajuda. Espero que você tenha gostado. Deixe um comentário abaixo e visite nosso canal no Youtube.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE OUTRAS MÚSICAS NO CANTO DA MPB.
Inscreva-se também em nosso canal no Youtube, clicando aqui.
Acompanhe-nos nas redes sociais. Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.
Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!