Pérola Negra – Disco de Luiz Melodia

Neste post falaremos do disco Pérola Negra, fundamental para os amantes da MPB.

Pérola Negro é o primeiro disco de Luiz Melodia, gravado em 1973 pela Philips. O álbum teve direção musical de Perinho Albuquerque (responsável pelos arranjos de Gal Costa e Maria Bethânia). E produção de Guilherme Araújo, que era o empresário dos tropicalistas (Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé etc).

Pérola Negra Disco de Luiz Melodia

Dentre as faixas do disco, duas já eram conhecidas do público. A homônima Pérola Negra, lançada por Gal Costa e Estácio Holly Estácio, gravada por Maria Bethânia, ambas no ano de 1972.

As Qualidades do Disco

Com um técnica vocal impressionante e um faro musical único, Luiz Melodia criou uma obra magnífica. Pérola Negra tem arranjos inigualáveis para as letras instigantes e, de certa forma, herméticas, do compositor carioca. Que apesar de pertencer e enaltecer o bairro do Estácio, berço do samba carioca moderno, Luiz Melodia é pós-tropicalista.

Numa deliciosa mistura de gêneros, alguns estilos se destacam, entre eles:

  • Samba / Choro (Estácio, eu e você).
  • Blues (Vale Quando Pesa, Abundantemente Morte, Magrelinha, Pérola Negra, Objeto H).
  • Samba-Canção (Estácio Holly Estácio).
  • Rock (Pra Aquietar, Farrapo Humano).
  • Forró (Forró de Janeiro).

Tudo isso pra enaltecer a diversidade e não pra cravar que esta ou aquela música pertencem somente a um ou outro gênero. Na verdade Luiz Melodia lança mão de tudo que tem à disposição em cada uma das faixas.

Ouvir Pérola Negra é uma experiência sonora única. Há muita riqueza nos detalhes, o ouvinte é capturado por diversos estímulos. Não à toa foi considerado um dos principais discos da música popular brasileira em enquete realizada entre especialistas pela revista Rolling Stone.

Desempenho Comercial de Pérola Negra

Apesar da qualidade, o disco não obteve grande êxito comercial. Nem mesmo suas músicas foram tão ouvidas no rádio quanto mereciam. Em termos de sucesso absoluto de uma estreia, o ano de 1973 foi mesmo do revolucionário grupo Secos e Molhados.

A música Pérola Negra já havia feito na voz de Gal Costa no ano anterior. E o principal hit do disco foi Estácio Holly Estácio, que ficou entre as 100 músicas mais tocadas no ano.

Luiz Melodia viria a fazer mais sucesso alguns anos depois, liderando esta lista com a música Juventude Transviada que faria parte da trilha sonora da novela Pecado Capital, da TV Globo.

Arte Visual

A capa do disco é, igualmente, uma obra de arte. Como era costume nas capas dos discos da época, há todo um conceito artístico envolvido. No caso de Pérola Negra, o que temos é uma foto do cantor dentro de uma banheira. Ao mesmo tempo que, aparentemente, ele está entre destroços de uma construção, ele segura um globo terrestre.

A foto está sobre grãos de feijão preto, o que pode indicar que o alimento é a tal “pérola negra”. Mas em nenhuma música isso fica explícito.

Na contracapa, temos um prato de comida, ladeado por talheres, com diversas fotos pessoais de Luiz Melodia.

Infelizmente não é tão fácil encontrar os autores da capa para o devido crédito.


Para Ouvir

Abaixo é possível ouvir o disco através do Spotify e conferir tudo que foi dito acima.

Se puder, deixe um comentário abaixo para complementar este post ou mesmo deixar suas impressões/preferências sobre o disco!


Inscreva-se também em nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Acompanhe-nos nas redes sociais. Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.

Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.

Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!