Quem é Quem na MPB – Quem é João Gilberto
Quem é João Gilberto
Em primeiro lugar é preciso dizer que João Gilberto é um divisor de águas na música popular brasileira, pois ele pode ser considerado o pai da Bossa Nova.
Bossa Nova foi um movimento de modernização da música popular brasileira, ocorrido entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte. Resumidamente, Bossa Nova era uma forma moderna de fazer samba, com forte influência do jazz.
O samba Bossa Nova tinha uma temática oposta ao samba-canção que se fazia. As letras eram otimistas, ao contrário da sofrência que predominava na criação dos compositores de então. O cenário migrava de bares lúgubres para praias ensolaradas.
Além disso, a maneira de cantar era mais intimista, diferente das vozes potentes, impostadas e cheias de vibratos que predominavam. E, finalmente, a relação do cantor com seu violão ficava mais entrelaçada, praticamente bastando-se um ao outro. Afinal, o instrumento ganhava destaque com a nova forma de tocar introduzida por João Gilberto.
Chega de Saudade
Nascido em 1931 em Juazeiro, na Bahia, João Gilberto já tinha uma carreira de cantor, sem muito sucesso no Rio de Janeiro. Seu ponto forte era mesmo o violão. E não por acaso, pois ele praticava incansavelmente suas habilidades no instrumento.
Foi por volta dos 27 anos que ele mostrou ao mundo uma nova batida no violão, algo que aproximava o toque nas cordas com um batuque. Ele chamou atenção para essa nova forma de tocar o instrumento no disco de Elizeth Cardoso, “Canção do Amor Demais” de 1958.
No entanto, a bem da verdade, seu violão só podia ser notado pelos ouvidos mais atentos na música Chega de Saudade. Que era de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
Pai da Bossa Nova
Ainda em 1958 João lançou seu primeiro disco, um compacto duplo com a sua versão de Chega de Saudade. Além do violão inovador, ele também surgiu com uma proposta de cantar “baixinho”, de maneira mais sincopada, retardando ou acelerando o tempo da melodia. Uma forma já conhecida pelos fãs de Mário Reis, mas João tinha outra proposta.
A novidade agradou os jovens, que já estavam cada vez menos interessados na música brasileira que se fazia então. Era como se João Gilberto tivesse encontrado o som que toda uma geração estava perseguindo.
Apesar de ter revolucionado a música popular brasileira dessa forma, João Gilberto também recebeu várias críticas de opositores. Ou seja, em ouvidos pouco afeitos a novidades, a criação de João provocou ruídos.
Críticos mais conservadores consideraram que sua fama seria passageira. Além de acharem sua maneira simplificada de cantar o resultado de falta de talento e qualidade. Isso sem contar que ele abria espaço para outros artistas que “cantavam mal” como ele.
Mas esses prognósticos estava absolutamente equivocados.
O Legado de João Gilberto
João Gilberto virou um sucesso absoluto e foi determinante para o surgimento de uma nova geração de músicos, como por exemplo, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Gal Gosta, Gilberto Gil, entre tantos outros.
Seu sucesso não se limitou ao Brasil. João Gilberto fez fama internacional. Fazendo com que o estilo criado por ele se transformasse no modelo ideal de música brasileira para o resto do mundo.
Passou a ser aclamado e reverenciado aonde quer que fosse. Ele manteve seu estilo bossa nova até o final de sua carreira. Faleceu em 2019, aos 88 anos.
João Gilberto também foi determinante para o sucesso do grupo Novos Baianos (confira postagem no link).
Obras de Referência
Seus principais sucessos foram: Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, Samba de uma nota só, O Pato, Meditação e muitas outras.
E seu nome se consolidou já nos três primeiro discos: Chega de Saudade (Odeon, 1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (Odeon, 1960), João Gilberto (Odeon, 1961).
Enfim, este é João Gilberto na MPB. Ele ocupa uma posição no Panteão da música popular brasileira.
Quem é Quem na MPB tem por finalidade demonstrar, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.
E para conhecer toda a história da nossa música em mais detalhes, é preciso recorrer a livros. Confira o livro Chega de Saudade de Ruy Castro.
Acompanhe-nos nas redes sociais.
Siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.
Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.
Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!
Pode ser chamado de mestre dos magos!