Quais foram os integrantes dos Novos Baianos

Neste post vamos falar quem foram os integrantes dos Novos Baianos e como eles se conheceram.

Novos Baianos foi uma banda que marcou história na música popular brasileira durante os anos 70. Quando o grupo se separou no final dessa mesma década, deixou muita saudade na legião de fãs que conquistaram. 

Imagem de Show dos Novos Baianos

A formação inicial dos Novos Baianos

O ano era 1966. O local era uma pensão em Salvador, na Bahia. Os personagens eram Luiz Galvão (29 anos) e Moraes Moreira (19 anos).

Luiz Galvão também era do interior da Bahia. Agrônomo de formação, era também poeta e compositor. Conterrâneo de João Gilberto, os dois se já conheciam de Juazeiro e isso seria determinante, não somente depois, para a história dos Novos Baianos e o disco Acabou Chorare. Pois o criador da Bossa Nova, que era um pouco mais velho que Luiz, já lhe apresentava novas referências musicais muito antes disso.

Moraes Moreira, que era do interior da Bahia, já era músico, tocava sanfona e violão. E quando se mudou pra Salvador foi morar numa pensão, onde conheceu Luiz Galvão. Foi também na capital baiana que conheceu Tom Zé, e este lhe apresentou novos ritmos, como o Rock, e o ajudou a aprender tocar guitarra.

Moraes Moreira e Luiz Galvão se conheceram na pensão em que moravam, e foram estreitando laços até iniciarem a parceria musical. Juntos, compuseram quase todas as músicas dos Novos Baianos.

Paulinho Boca de Cantor, também nascido no interior baiano, já era cantor desde adolescente. Com pouco mais de 20 anos, conheceu Moraes e Galvão na mesma pensão, por intermédio do músico Tuzé de Abreu.

 

Moraes-Moreira-Luiz-Galvao-Paulinho-Boca-de-Cantor-1969
Moraes Moreira, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor em 1969.

 

Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade

Baby, por sua vez, não era baiana. Nascida numa família de classe média, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ela já cantava desde muito nova e, rebelde, resolveu fugir de casa ao 17 anos de idade. Para tanto, escolheu a cidade de Salvador como destino curtir uma aventura Rock and Roll. Sem eira nem beira, começou a cantar na noite basicamente em troca de comida. Foi em uma dessas ocasiões que conheceu Moreira, Galvão e Paulinho. Em pouco tempo, Bernadete Cidade criaria o nome artístico Baby Consuelo.

 

Formação Original do Grupo Novos Baianos

 

Pepeu Gomes era filho de músicos e nascido em Salvador. Roqueiro cheio de talento, já tinha certa reputação no meio musical da Bahia. Tanto que Gilberto Gil, por exemplo, já o conhecia nessa época.  Além de ter banda própria, ele também tocava com outros grupos, e não demorou para passar a participar de ensaios com os rapazes da pensão. E foi através desse contato que conheceu Baby e começaram a namorar. Talvez Pepeu tivesse se mantido independente do grupo se não fosse o relacionamento com a cantora.

Mas esta foi a formação clássica entre os integrantes dos Novos Baianos: Moraes Moreira (voz e violão), Luiz Galvão (letras), Paulinho Boca de Cantor (voz e pandeiro), Baby Consuelo (voz e percussão), Pepeu Gomes (guitarra e violão). A estreia oficial da banda, ainda sem um nome definido, se deu no espetáculo “O Desembarque dos Bichos depois do Dilúvio Universal”, realizado em Salvador.

Como surgiu o nome “Novos Baianos”

O nome da banda surgiu de maneira espontânea. Ainda em 1969, eles foram a São Paulo defender a canção “De Vera” (Moraes e Galvão), no 5º  Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. O coordenador do festival, Marcos Antônio Riso, por não saber o nome do grupo soltou o comando: “Chama aí esses novos baianos!”. O Nome pegou!

Outros músicos também fizeram parte do grupo e foram também os integrantes dos Novos Baianos, desde o primeiro disco Ferro na Boneca, de 1970. O baixista Dadi Carvalho, que depois formaria o grupo A Cor do Som.  O baterista Jorginho Gomes, irmão de Pepeu. E finalmente Bolacha e Baixinho na percussão.

A partir disso, o grupo faria história. E teremos o prazer de contar em outras oportunidades!

 

Quais foram os integrantes dos Novos Baianos

 

 

Se você curtiu nosso conteúdo, siga o Canto da MPB no Instagram e também a página do Canto da MPB no Facebook.


Canto da MPB – A música popular brasileira em primeiro lugar.