Tim Maia Racional – A História do Disco

Série Melhores Discos da MPB

Um dos discos mais aclamados da nossa música, Tim Maia Racional tem também uma das histórias mais inusitadas. Por  isso vale ser registrada aqui no Canto da MPB, pra você curtir.

Tim Maia Racional

A Cultura Racional

Artista de grande sucesso no início dos anos 1970, Tim Maia transformaria sua carreira ao conhecer a Cultura Racional. Uma seita religiosa que prega que devemos nos purificar, a chamada imunização racional, para sermos levados ao mundo racional, por seres extraterrenos. Seguindo o guru Manuel Jacinto Coelho e os ensinamentos contidos no livro Universo em Desencanto, Tim estava convencido de que precisava assumir a responsabilidade de propagar todo esse conhecimento.

Graças a isso, no início de 1975, Tim Maia lançou o primeiro volume  do disco Tim Maia Racional, pouco depois lançaria o segundo. Porém, houve uma desilusão no percurso.

Tim Maia irracional

Tim percebeu que estava sendo traído e enganando pelo mestre. Aquele que antes era tido por ele como o maior homem do mundo, por fim motivou sua saída da Seita. O arrependimento foi tamanho que o cantor tentou tirar de circulação os exemplares disponíveis para venda, destruiu todos os discos que tinha em mãos e não autorizava nenhum artista a regravar músicas deste álbum.

Por causa disso, o disco Racional Vol. 3, que comporia a trilogia, foi renegado pelo cantor antes de finalizá-lo em 1976.  Entretanto, o disco seria lançado, postumamente, em 2011, pelos herdeiros do músico.

Durante as Gravações

Mas muito antes disso, o disco Racional também serviu de discórdia entre Tim e a RCA. A gravadora fazia sua estreia com o cantor, pois seus primeiros quatro discos haviam sido lançados pela Polydor. As gravações já iam avançadas em 1974, quando Tim se converteu e decidiu alterar as letras das músicas existentes.

Conforme as coisas iam se desenrolando no estúdio, a gravadora foi ficando receosa de se envolver num disco Gospel e cancelou seu lançamento. Assim, Tim Maia assumiu os custos de prensagem e lançou o disco através do recém criado selo SEROMA, abreviação do seu nome, Sebastião Rodrigues Maia, além de significar Amores, lido ao contrário. É importante ressaltar que para continuar tocando com Tim, todos os músicos tiveram de se converter à Cultura Racional também.

Leia o Livro Universo em Desencanto

Tim Maia Racional e Genial

Apesar de tudo, Racional é uma obra primorosa e, atualmente, os dois volumes são considerados por muitos como os melhores álbuns de Tim Maia. Arranjos incríveis, músicos de altíssimo nível, principalmente a psicodélica guitarra de Paulinho Guitarra, que parece até nos beliscar em algumas faixas. Mas cabe reverenciar também os teclados de Robson Jorge, a bateria de Luiz Carlos Batera, o baixo de Beto Cajueiro, o trompete de Paulinho Trompete e o Saxofone de Oberdan Magalhães.

E além disso, se já não bastasse toda a musicalidade de Tim Maia, ele entrou em abstinência completa de álcool e drogas durante o período da conversão, o que fez com que sua voz ganhasse muito em potência. Dessa forma ele teve plenas condições de mostrar toda sua satisfação em tomar contato com a filosofia racional.

Faixa a Faixa

Durante as faixas do disco, um místico Tim Maia vai propagando sua fé, relatando como a Cultura Racional transformou  sua vida, de como a humanidade está prestes a conhecer toda “a verdade”, indicando a leitura do livro Universo em Desencanto, afinal de contas, a leitura poderia nos mostrar o que é encanto para atingirmos a imunização racional. Alguns versos são antológicos:

  • Hu hu hu que beleza! Que beleza é conhecer a natureza (…) Que beleza é conhecer o desencanto e ver tudo bem mais claro no escuro.
  • Já fiz muita coisa errada, já pedi ajuda, já dormi na rua. Mas lendo atingi o bom senso: A imunização Racional.
  • Apenas um contato, você vai ver beleza sem igual.
  • O caminho do bem (leia logo, saiba logo), o caminho do bem (está na hora, é agora), o caminho do bem (acredite, não duvide).

Tim Maia Racional

A mensagem foi transmitida até mesmo em inglês: Read the book, the only book, the book of God, Universe in Disenchantment. And you’re going to know the truth (Leia o livro, o único livro, o livro de Deus, Universo em Desencanto, e você vai conhecer a verdade).

E para quem tem dúvidas sobre a Cultura Racional, na capa do disco constava a seguinte explicação:

Mundo Racional

A Causa do SER HUMANO é o micróbio. A causa do micróbio é o corpo de energia racional. A causa do corpo de energia racional é o mundo racional, porque não há efeito sem causa. Por meio da cultura racional é que a pessoa adquire a luz racional. O corpo de energia racional, que está aqui dentro desta deformação volta ao seu mundo de origem, o mundo racional, por ser iluminado pela luz racional. Esses corpos de energias racionais que estão se ligando no firmamento aparecem de várias formas, tamanhos, maneiras e cores para chamar a atenção da humanidade fazendo a propaganda da fase racional. A cultura racional que está no livro universo em desencanto. É o conhecimento de preparação da humanidade para entrar em contato com os seres extra-terrenos habitantes do mundo racional.


Tim Maia Cult

A experiência metafísica de Tim Maia resultou em músicas dançantes, envolventes, mesclando Blues, Soul e Funk, tudo isso transmitindo uma energia única. Melodicamente riquíssimas, as letras nos remetem a uma grande viagem sobrenatural repleta de misticismo e mistérios a serem desvendados.

Como foram lançados de forma independente, os discos não tiveram muita saída. Pra completar, Tim Maia praticamente destruiu tudo que sobrou após desiludir-se com o líder religioso. Foi somente a partir dos anos 1990, e principalmente depois da morte do cantor, que o disco foi alçado ao posto de Cult e se firmou como verdadeira preciosidade.

Tim Maia, apesar de tudo, seguiu acreditando que não estamos sozinhos no Universo e que há vida em outros mundos. E pedimos que ele nos perdoe, em algum desses mundos onde estiver, pois não há como não celebrar sua genialidade no álbum Racional. Fique tranquilo e descanse em paz, porque certamente nenhum de seus fãs se converteu à Cultura Racional! Os discos, mais do que propagar uma religião, só fazem crescer nossa admiração pelo talento do eterno Tim Maia!


Para ouvir:

Volume 1

Volume 2

  • 00:00 – 01 – Imunização Racional (Que Beleza)
  • 05:12 – 02 – O Grão Mestre Varonil
  • 05:37 – 03 – Bom Senso
  • 10:49 – 04 – Energia Racional
  • 11:03 – 05 – Leia o Livro Universo em Desencanto
  • 13:56 – 06 – Contacto com o Mundo Racional
  • 17:04 – 07 – Universo em Desencanto
  • 20:53 – 08 – You Don’t Know What I Know
  • 21:34 – 09 – Rational Culture
  • 32:26 – 01 – Quer Queira Quer Não Queira
  • 37:24 – 02 – Paz Interior
  • 40:23 – 03 – O Caminho Do Bem
  • 46:38 – 04 – Energia Racional
  • 49:40 – 05 – Que Legal
  • 53:57 – 06 – Cultura Racional
  • 59:00 – 07 – O Dever De Fazer Propaganda Deste Conhecimento
  • 1:05:03 – 08 – Guiné – Bissau, Moçambique E Angola
  • 1:11:18 – 09 – Imunização Racional (que Beleza)

Mas para conhecer toda a história da nossa música em mais detalhes, é preciso recorrer a livros.

   

Se você curtiu nosso conteúdo, siga o Canto da MPB no Instagram e também a página Canto da MPB no Facebook.


Inscreva-se também em nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Além disso, conheça nossa série de postagens Quem é Quem na MPB, onde contamos, de modo breve, qual lugar um artista ocupa na tradição da música popular brasileira.

Canto da MPB – A Música Popular Brasileira em primeiro lugar!